Grim Fandango

Viktor Ferreira

Lançado em 1998. Sendo o primeiro jogo da Lucas Arts feito em 3D para a plataforma PC, lembro de tê-lo jogado há muito tempo, e fiquei impressionado. O jogo e seu gênero diferenciado de aventura foi muito elogiado. O personagem principal é conhecido como Many Calavera, é um agente de viagens que trabalha para o Departamento da Morte, encarregado de trazer as pessoas mortas para o mundo dos mortos e oferecer-lhes um pacote de viagens para finalmente terem um descanso eterno. Utilizando a Engine GrimE, que ren­de­riza os cená­rios em 2D enquanto os per­so­na­gens e obje­tos da cena são repre­sen­ta­dos em 3D, o visual é fantástico, os cenários mostram uma estética mexicana incrível, é ambientado e baseado no folclore asteca, no jogo, iniciamos com uma festa mexicana chamada de,“Día de Los Muertos”.

A trama também é muito interessante, passando pelos enigmas no decorrer do jogo você passa por diálogos entre os outros personagens, para descobrir a corrupção na agên­cia de Departamento da Morte, e por fim chegar até o final.

Por ser um projeto inovador para época, a jogabilidade deixa a desejar. Movendo o personagem por conta das setas e o teclado do computador.

Tudo começa quando Manuel “Many” Calavera, já cansado de seus clientes de baixo potencial, resolve colocar seu pé de osso na frente de seu concorrente, e roubar um de seus clientes, após inter­ceptar uma men­sa­gem dire­ci­o­nada a Dômino, Many descobre que uma mulher chamada Mer­ce­des “Meche” Colo­mar, com um alto potencial e quase santa, estaria para chegar na terra dos mortos, contudo, Many não perde seu tempo. Após recebê-la, ele a leva em seu escritório, sem que Dômino e Don Copal seu chefe mesquinho per­ce­bam. Calavera então ao se deparar com um arquivo de computador que diz que Meche possui um pacote básico, ele se assusta. Don Copal descobre que Many surrupiou o cliente de Dômino e o enche de sermões, nesse meio tempo, Meche sai com uma ben­gala e parte para uma longa cami­nhada de 4 anos até o 9º sub­mundo, sendo que tinha direito de ir em 4 minutos de trem por ter sido uma boa pessoa em vida.

A partir desse ponto Many parte para encontrar Meche e descobrir como acabar com a corrupção da agência.

Grim Fandango teve uma recepção boa por ter renovado, porém não foi um sucesso comercial, mas criou uma leva de fãs fiéis do jogo e é recomendado para todos que gostam do gênero.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário